pesquisar neste blog
posts recentes

#34, #35, #36 - agora é moda

#27, #28, #29, #30, #31, #32, #33,... não, são mesmo só estes

#25 e #26 – Working hard or hardly working?

#23 e #24- Modelos (ou ausência deles)

#22 - WebQDA Inativo

#21 - A pensar no tratamento de entrevistas

#17, #18, #19 e #20 - Fim das Transcrições

#14, #15 e #16 - Não há dois sem três

#12 e #13 - return 1

#11 - Empreendendo

arquivos

Maio 2015

Abril 2015

Março 2012

Fevereiro 2012

Julho 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Segunda-feira, 9 de Maio de 2011
Augmented classrooms

No livro "Handbook of emerging technologies for learning", Simens e Tittenberger, a certa altura  referem que o ensino com tecnologia pode ser enquadrado em três categorias: blended learning, online learning e augmenting classrooms. Se as duas primeiras não representaram novidade, já o mesmo não posso dizer relativamente à terceira- augmenting classrooms, pelo menos verbalizada de uma forma tão simples e tão directa.
Trata-se disto mesmo! Principalmente no contexto do ensino não superior, onde a prevalência decorre num contexto presencial, as tecnologias permitem “aumentar” a sala de aula!
Entendo este aumentar não só num espaço e num tempo, mas também numa dimensão de desenvolvimento de competências e num contexto de always learning.
Tentando materializar este conceito na prática lectiva não faltam exemplos, que podem ser indexados à tecnologia usada:
“aumentar”…

> … a reflexão dos alunos
Blogs de alunos, onde façam a reflexão crítica das suas aprendizagens, criem e partilhem os seus conteúdos;
>… o trabalho colaborativo
Wikis que acrescentam a dimensão colaborativa necessária para realizar um trabalho de grupo lançado pelo professor;
> … a partilha de recursos, seja de recursos que os alunos encontram na web seja de conteúdos que produzem.
>…

Não seria interessante que este “aumento” integrasse, de alguma forma, o PLE de cada aluno?

Ou melhor, o desafio não é esse mesmo?


Referência: Siemens, G. and P. Tittenberger (2009). Handbook of emerging technologies for learning, University of Manitoba.


tags: , ,

publicado por fpais às 21:51

1

De fpais a 9 de Maio de 2011 às 23:33
Após algumas reclamações de que o link não funcionava, agora está OK!


Comentar post

mais sobre mim
Maio 2015
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
11
12
13
14
15
16

17
18
19
20
21
22
23

24
25
26
27
28
29
30

31


tags

todas as tags

subscrever feeds

RSSPosts

RSSComentários

RSSComentários do post