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#25 e #26 – Working hard or hardly working?

25 de abril é o dia em que se comemoram muitas coisas, entre as quais e talvez a mais importante – a liberdade. Eu escolhi – porque pude – trabalhar nesse dia e no dia seguinte (hoje).


Nesta fase trabalha-se muito mas ainda sem resultados muitos visíveis... Embora tenha quase terminado o tratamento qualitativo das entrevistas, o número de categorias e subcategorias indiciam que o processo vai ter que ser todo revisto. Parece-me que 94 categorias é algo exagerado ☺ ... Mas faz parte do processo... Reduzir os dados e rever as categorias...

(Entretanto comecei a escrever...)

Nota: O título deste post foi dado pelo André (o meu filho mais novo).

Ao mesmo tempo estive a fazer uma revisão da literatura sobre liderança e processos de apropriação de tecnologias. Para amanhã tenho que ler:

[Será possível?!!]

Costa, F. A., Rodrigues, Â., Peralta, H., Ramos, J. L., Sebastião, L., Maio, V., ... & Reis, O. (2009). Competências TIC. Estudo de Implementação. Vol. II.

Vandeyar, T. (2013). Practice as policy in ICT for education: Catalysing communities of practice in education in South Africa. Technology in Society, 35(4), 248-257.

Drent, M., & Meelissen, M. (2008). Which factors obstruct or stimulate teacher educators to use ICT innovatively?. Computers & Education, 51(1), 187-199.

Stuart, L. H., Mills, A. M., & Remus, U. (2009). School leaders, ICT competence and championing innovations. Computers & Education, 53(3), 733-741.

O'Connell, P. K. (2014). A simplified framework for 21st century leader development. The Leadership Quarterly, 25(2), 183-203.

Afshari, M., Ghavifekr, S., Siraj, S., Samad, A., & Sukor, R. (2012). Transformational Leadership Role of Principals in Implementing Informational and Communication Technologies in Schools. LIFE SCIENCE JOURNAL-ACTA ZHENGZHOU UNIVERSITY OVERSEAS EDITION, 9(1), 281-284.

Tondeur, J., Van Keer, H., van Braak, J., & Valcke, M. (2008). ICT integration in the classroom: Challenging the potential of a school policy. Computers & Education, 51(1), 212-223.

Castanheira, P. S. P. (2010). Liderança e Gestão das Escolas em Portugal: O quotidiano do presidente do conselho executivo.

Sugar, W., & van Tryon, P. J. S. (2014). Development of a Virtual Technology Coach to Support Technology Integration for K-12 Educators. TechTrends, 58(3), 54-62.

Cakir, R. (2012). Technology Integration and Technology Leadership in Schools as Learning Organizations. Turkish Online Journal of Educational Technology-TOJET, 11(4), 273-282.

Anderson, R. E., & Dexter, S. L. (2000). School technology leadership: Incidence and impact.

PARK, J. J. (2014). THE USE OF PROFESSIONAL LEARNING NETOWORKS AND TECHNOLGY INTEGRATION (Doctoral dissertation, Northwest Missouri State University).

Hitt, M. A., Ireland, R. D., Sirmon, D. G., & Trahms, C. A. (2011). Strategic entrepreneurship: creating value for individuals, organizations, and society. The Academy of Management Perspectives, 25(2), 57-75.

Piedade, J., & Pedro, N. (2014). Tecnologias digitais na gestão escolar: Práticas, proficiência e necessidades de formação dos diretores escolares em Portugal. Revista Portuguesa de Educação, 27(2), 109-133.

Childs, M., Brown, M., Keppell, M., Nicholas, Z., Hunter, C., & Hard, N. (2013). Managing institutional change through distributive leadership approaches: engaging academics and teaching support staff in blended and flexible learning.

Blom, D., Rowley, J., Bennett, D., Hitchcock, M., & Dunbar-Hall, P. (2013, January). Two-way impact: Institutional e-learning policy/educator practices in creative arts through ePortfolio creation. In Proceedings for the 12th European Conference on eLearning: ECEL 2013 (p. 33). Academic Conferences Limited.

White, S., & Davis, H. (2011). Rich and personal revisited: translating ambitions for an institutional personal learning environment into a reality.

Bocconi, S., Kampylis, P., & Punie, Y. (2012). Innovating teaching and learning practices: Key elements for developing creative classrooms in Europe. E-Learning Papers, (30).

Cheng, E. C. (2015). Knowledge Management for School Development. In Knowledge Management for School Education (pp. 11-23). Springer Singapore.

Nikolaou, A., & Tsolakidis, C. (2013). Three dimensional virtual environments as a tool for development of personal learning networks. International Journal of Emerging Technologies in Learning (iJET), 8(2013), 79-88.

Nyakowa, L. S. (2014). Factors influencing ICT adoption among public secondary school teachers: A case of Webuye sub-county, Bungoma county, Kenya (Doctoral dissertation, University of Nairobi).


Nota: O título deste post foi dado pelo André (o meu filho mais novo).


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publicado por fpais às 21:47

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